19 de jul de 2012

Troféu Açorianidade



Através do Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina foi instituido, em 1996, o Troféu Açorianidade com objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de Instituições, Pessoas e Empresas, em prol da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina.
Com este troféu, que é entregue anualmente, o NEA tem procurado reconhecer a dedicação destas pessoas e instituições no zelo, em prol da causa da cultura açoriana.
A escolha dos profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus são feitas pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos. Este Conselho é formado por 56 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense. Tem assento, também neste Conselho, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.
Altura 21 cm
A criação do protótipo do Troféu Açorianidade foi feita através de concurso público realizado em 1996, aberto a todo Estado de Santa Catarina sendo vencedor o Artista Plástico João Aurino Dias “Dão”. Nesta obra podemos ver a presença da religiosidade através da Bandeira e Pomba do Divino Espírito Santo, notamos a presença de um bote baleeiro, embarcações trazidas pelos açorianos e no verso deste troféu têm o registro de movimentos da dança folclórica açoriana.
Todos os anos são entregues 10 troféus com os seguintes nomes e quesitos:
Troféu Ilha de São Miguel – homenageia a Instituição de Ensino Superior de SC
Troféu Ilha Terceira – homenageia um Grupo Folclórico
Troféu Ilha do Faial – homenageia uma Administração Municipal
Troféu Ilha do Pico – homenageia um Veículo de Comunicação
Troféu Ilha de São Jorge – homenageia uma Personalidade
Troféu Ilha Graciosa – homenageia um Pesquisador
Troféu Ilha das Flores – homenageia um Artista Plástico
Troféu Ilha de Santa Maria – homenageia uma Empresa/Patrocínio
Troféu Ilha do Corvo – homenageia um Artesão
Troféu Ilha de Santa Catarina – homenageia uma Escola do Ensino Fundamental ou médio
Os nomes destes troféus fazem menção as nove ilhas do Arquipélago Açoriano. A Ilha de Santa Catarina empresta o nome ao décimo troféu, que acreditamos ser a décima Ilha do arquipélago Açoriano.
E, este ano na 19 " Festa Anual da Cultura Açoriana de Santa Catarina, serei agraciado com o Troféu  Açorianidade quesito Artista Plástico, em São Francisco do Sul.
Estou muito orgulhoso!!!
Meus agradecimentos A Joi Celestin, aos representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais e Fundações Culturais que atuam no litoral catarinense, SETUR, IPUF, SANTUR, Arquivo Público, e Consulado Honorário de Portugal., participantes do conselho deliberativo do  NEA/UFSC pelo premiação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário